登录:     

Forum: Portuguese Forum

Topic: GRID / RIGIDO / FLUIDO / ANCORA
O que eu estou fazendo de errado rsrs, porque nao estou conseguindo. Segue o link do video

发表时间 Thu 07 May 26 @ 7:01 pm
Amigo, aqui nesse ambiente não tem nenhum criador (desenvolvedor) do VirtualDJ. Estamos em um fórum de usuários. O time de desenvolvimento raramente lê fóruns em idiomas que não o inglês então vamos nos ajudando aqui, de usuário para usuário. Se vc quiser falar com o time de desenvolvimento abra um ticket no setor de suporte, e dependendo do problema o atendente do suporte (teamer) te coloca em contato com um desenvolvedor (developer).

O vídeo tá bacana mas ele tem um problema simples mas muito importante: vc cortou o áudio da track. Então não dá pra saber pelo áudio em qual ponto tá dando problema. Parece não ser o caso aqui, mas é super comum que um defeito no arquivo (um glitch, um ruído inserido, um corte no momento de extração ou copia) gere como consequência um erro de atribuição de grid. E com o áudio seria ótimo pra saber o trecho onde ocorre.

Mas não precisa gravar de novo, da pra matar pelos tempos decorrido e restante exibido no deck, mas pra eu saber certinho a sua dor, me dá mais informações sobre qual versão de Toxic da Britney que vc tá manipulando. Então eu vejo se tem na minha biblioteca aqui pra poder ajudar com exatamente a track que vc tá precisando.

Mas se antemão já alerto: já fazem muitos anos que eu acompanho o dia a dia desse programa, e o time de desenvolvimento VirtualDJ nunca modifica um recurso (neste caso o modo de atribuir BPM variável) simplesmente descartando o método anterior, em geral sempre tem um jeito um pouco diferente de fazer a mesma coisa então é quase certo te dizer que a atribuição manual de âncora para BPM variável não acabou. E quando há algum problema que deixa claro que houve alguma perda em relação ao que se fazia antes, muito rapidamente é corrigido em atualizações de manutenção.

Já que você não quis retornar então precisei ir atrás da informação.
Por eliminação considerando
- a música está no catálogo da Pro Vídeos 4 DJs
- a música tem 3:32 de duração
- o BPM original é 143
Conclui que vc está usando o primeiro vídeo da lista abaixo, fiz o print porque o site não permite links para os filtros usados.
Me parece ser uma edição da versão comum de Toxic da Britney Spears.

Então baixei a track pra poder saber exatamente o comportamento do programa a música que você está usando. Importante citar que não baixei da Pro Videos 4 DJs porque não sou assinante então usei de outra fonte. Mas a forma de onda coincide com a que você exibiu no vídeo então acredito estar 90% certo sobre a música origem da situação que você descreveu, exceto pelo início e final, parece que sua versão tem uma edição pra inserir batidas no início e fim pra facilitar transição.

Em primeiro lugar, não entendi sua necessidade de editar o BPM. A música tem realmente 143BPM, veja que as marcações coincidem mesmo com o “bumbo” e a “caixa” (ou “kick” e “bass” se preferir). O próprio catálogo que você usou de fonte atribui corretamente o BPM.

Mas vamos então partir para a sua necessidade, independente de considerar correto ou não o BPM. Vamos partir do pressuposto que você precisa dela em 71,5BPM com as marcações de grid exatamente correspondentes aos inícios de compasso da música.

Tudo que segue abaixo não é um método de correção, e sim um método pra adequar o programa à sua necessidade específica. O VirtualDJ neste caso não atribuiu incorretamente valores de BPM.

Ao partir pra edição de BPM, considerando que o BPM fixo atribuído pelo VirtualDJ está correto, somente fiz o processo de “/2” conforme procedimento normal. Eu observei que após mudar o BPM existe mesmo um erro de grid em 2:39 e 3:11 que você citou no vídeo, mas é um erro natural na métrica da música pois ela possui várias viradas irregulares de meio compasso (2 Beats) em 0:54, 1:36 e outros trechos que naturalmente defasam o grid. Portanto as "marcas de cabeça" tendem a mudar de lugar a partir dessas viradas. Isso não acontece em 143BPM porque as viradas irregulares de meio compasso (2 Beats) em 71,5 acabam se tornando regulares de um compasso (4 Beats) em 143.

Desta forma o mais correto realmente é detectar esses pontos de virada e inserir novas âncoras manualmente pra colocar as "marcas de cabeça" no lugar certo.
Como a gente só tem âncoras com BPM variável, analisei a música em modo fluido. E logo de cara observei que a 1a. âncora de base muda de lugar, então precisa colocar no lugar certo.
Existe sim uma dificuldade pra arrastar as âncoras, então simplesmente deletei todas elas e atribui manualmente as que preciso. Ao deletar, ele já posicionou a âncora 1 no lugar certo.

A únca maneira que eu conheço pra acertar essa "marca de cabeça" é adicionar um trecho na musica com compasso e BPM errado, de modo que ela se inicie no compasso e BPM correto. Na figura abaixo, temos o mesmo trecho com o erro que mostrei acima, mas eu inseri duas âncoras adicionais e entre elas forcei um compasso e BPM errado, mas a partir da "marca de cabeça" tudo segue normalmente. O problema é ter que fazer isso pra cada local de métrica errada dessa track.

E tem mais uma coisa: ao tentar inserir âncora em um determinado ponto (após o quadrante preto do grid) não havia a opção “add anchor”, e sim a opção "add beat". Como ainda não aprendi a usar isso, inseri uma âncora em outro lugar.

Resumidamente, é muito trabalho pra atribuir um BPM diferente, vale a pena conviver com os erros de métrica e ficar esperto caso algum deles atrapalhe a sincronização da música com outra.

Olá Speedy53, desculpa volta após um tempo da sua resposta. Realmente você foi minucioso, E como disse não adianta ficar tentando marcar âncoras nesta música rsrs. Mas também não estou muito familiarizado com este processo novo. Mas logo que mandei a mensagem aqui mandei para o pessoal do VDJ e tive a resposta próximo da sua. Mas obrigado por ocupar seu tempo e logo logo vamos ficar craques nessa mudanças.

Na verdade eu escrevi que não vale a pena perder tempo pra corrigir grid em uma simulação de BPM, é possível mas é trabalhoso demais. É possível marcar âncoras normalmente, conforme mostrei na última figura postada onde existem duas ancoras inseridas que não foram atribuídas automaticamente pelo VirtualDJ
Obrigado pelo retorno.