快速登录:  

Forum: Portuguese Forum

话题: BPM e TAP
Olá pessoal. Preciso das orientações dos experts. Tenho algumas tracks que simplesmente não se encaixam nas outras tracks o que torna impossível a mixagem. Estou tendo muitas (se não todas) dificuldades para ajustar essas músicas, essa relação entre o TAP e o BPM. Nos canais do YouTube onde eu estou inscrito, eu não encontrei nada sobre o tema. Se alguém puder compartilhar com este iniciante algo que saiba, eu agradeço de coração!
 

发表时间 Wed 04 Jan 23 @ 5:44 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Relação entre TAP e BPM? Bom, não sei se isso vai te ajudar a corrigir o BPM das suas músicas porque eu não faço ideia do conceito que você tem dessas duas palavras. Mas eu explico a relação e no final, dou umas dicas de como corrigir o BPM.

Nas explicações abaixo, vou falar de recursos que nem sempre são muito conhecidos. Se você não conhece o Editor de BPM, ou alguns termos como "beatgrid" (grade de batidas) talvez se atrapalhe um pouco.

TAP é um botão do deck do VirtualDJ.
BPM é a unidade de medida do andamento.
Em resumo com o TAP temos uma maneira auxiliar pra determinar o andamento da música. Vou tentar explicar com palavras mas ver alguém fazendo isso é bem mais simples assimilar... tem bastante vídeo na internet sobre este tema, mas tem muita coisa errada por aí... ainda não vi nenhum vídeo confiável em português sobre isso...

Os conceitos abaixo foram aprendidos por mim quando traduzi o manual do VirtualDJ para o português, antes que os tradutores automáticos que hoje existem em qualquer navegador fossem confiáveis. Então o manual continha seções detalhadas sobre este assunto. Sim, pode ter algo errado, mas é bastante preciso e baseado no VirtualDJ.

Todos sabem que o VirtualDJ calcula o andamento ou BPM das músicas automaticamente, mas em situações que o cálculo não fica lá aquelas coisas dá pra usar o TAP pra definir o BPM "à mão".
O TAP é um botão criado pra ajudar a atribuir BPM manualmente. TAP é uma onomatopeia que virou verbo. É o barulho que o sapato faz quando bate no chão, e os gringos decidiram transformar isso em palavra. Sabe quando o DJ fica marcando BPM com o pé quando faz a mixagem? É isso...

O uso principal do TAP é feito apertando o botão no ritmo da música, cada aperto do botão em sincronia com um TUTZ do bumbo, igual quando você faz a marcação no pé... tutz-tutz-tutz-tutz... só que usando o botão... o intervalo entre cada "TAP", "tutz" ou batida de pé no chão, é calculado pelo VirtualDJ e assim o programa atribui o andamento, e define o grid de batidas manualmente. Em geral o programa usa quatro "taps" pra fazer o cálculo. Quer ver funcionando? Coloque uma música pra tocar e aperte o tap do deck no ritmo da música. Você verá as marcações de grid mudando sozinhas a cada 3 ou 4 "taps". Se vc acha que ferrou o BPM da música fazendo isso, recalcule automaticamente clicando na música com o botão direito no navegador e usando "analisar BPM".

O TAP tem uma segunda função. Quando apertado somente uma única vez o botão define a primeira batida da música, ou seja, a batida que o programa vai usar pra "ancorar" todo o grid de batidas. Se você usar o Editor de BPM do VirtualDJ, você verá esse ponto com uma marca vermelha - alguns chamam essa marca de "agulha", outros de "âncora"... Igual você DJ quando procura o primeiro beat e define o ponto de cue? É isso.

Mas daí a saber porque o BPM calculado pelo VirtualDJ tá errado, são outros 500. Seguem os motivos mais comuns de erro.
1 - Músicas com falha na mídia, erro na gravação. - Dá pra ver isso quando o grid de batidas vem certinho durante metade da música e no final de uma hora pra outra fica "defasado" (as marcas de BPM mudam pra outro ponto longe da batida do bumbo). Isso é provocado por uma falha na gravação. O grid tá certo, mas se a música pula e a batida muda de lugar, não tem jeito.
2 - Músicas com batidas quebradas (jungle, R&B, drum and bass, etc.), e o VirtualDJ calcula errado o BPM - em geral o programa "erra" mas nem tanto... ou calcula o BPM pela metade, ou calcula o dobro do BPM certo. Então basta usar os botões "x2" (multiplicar por 2) ou então "/2" (dividir por dois) que você acha no Editor de BPM, e pronto.
3 - Erro ao definir a primeira batida - basta ajustar a "âncora" vermelha da primeira batida, ou usando o TAP ou dentro do Editor de BPM, clicando e arrastando a marca vermelha até a batida certa.
4 - músicas com BPM definido no id3tag - todos programas de DJ analisam automaticamente o BPM e todos tem opção de gravar este BPM no id3tag das músicas. Quando VirtualDJ localiza uma faixa que já tem o id3tag preenchido, o programa não analisa automaticamente a música e adota o BPM do TAG para estabelecer o grid de batidas. Então isso pode levar a erro na análise pois cada programa de DJ tem seu algoritmo próprio. Apague o BPM do TAG quando achar algum caso assim.
5 - músicas com BPM variável - numa época remota quando as músicas não eram feitas por computadores e os instrumentos eram tocados por mãos humanas, a imperfeição ao determinar o andamento era natural. Mesmo com metrônomo pra referência, se tem homem tocando então o BPM varia mesmo. E quando você escaneia essa música num computador que precisa que o BPM seja perfeito pra fazer seu trabalho, então ocorre o erro.
Existem também músicas que propositadamente variam o BPM. Por exemplo, um megamix (conjunto de várias tracks em somente uma) pode ter vários BPM's numa mesma faixa.
Para isso existe no Editor de BPM o botão de VARIABLE BPM, que basicamente serve pra atribuir diversas âncoras vermelhas de BPM pela música, uma a cada intervalo de andamento diferente. Ou seja, você "divide" a música com andamento variável em várias seções de BPM fixo. Fazer isso não é muito fácil, o programa em geral calcula errado quando damos a tarefa a ele, mas é muito parecido com edição de BPM de todos os programas hoje em uso. Se souber usar em um saberá em todos.

E como dica final, a boa e velha máxima: "Confie nos seus ouvidos". Aprenda a técnica para sincronizar manualmente suas músicas e fazer a transição entre as duas faixas, então você poderá transcender essa matemática toda, e simplesmente fazer como seus antepassados DJs: ouvido treinado, e mão no pitch.
 

发表时间 Wed 04 Jan 23 @ 10:47 pm
Obrigado pelas preciosas dicas, meu amigo. Vou ler e estudar com carinho. Grato de coração. Abraço!!
 

发表时间 Fri 20 Jan 23 @ 12:18 am