快速登录:  

Forum: Portuguese Forum

话题: Gemine cntrl one
AndKassHome userMember since 2022
Os botões da minha controladora gemini cntrl one estão muito sensíveis ao toque, já procurei ajuda no youtube e no suporte da gemini, mas não tive resposta, como o software da controladora é Virtual Dj , to com a esperança de que alguém possa me ajudar com essas informações !
 

发表时间 Sat 25 Jun 22 @ 2:19 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Estou entendendo que esta "sensibilidade ao toque" seria algo como você nem encostar direito no botão, e o programa já responde. Como por exemplo, somente encostar no play e o deck reproduzir, ao invés de "pressionar" o play para a mesma coisa.

Se for isso que estou pensando, me parece um problema de hardware.
O programa de DJ (seja qual for) responde a um comando numérico (o tal protocolo MIDI ou HID) enviado pelo seu hardware. Voltando ao exemplo que citei: se este comando é enviado quando vc usa "menos força" pra apertar o play, então algo ocorreu no botão do play.
Em geral, um botão nada mais é que um contato que fecha quando vc aperta, e possui uma "mola" de retorno automático. Com o tempo, a distância entre os pontos de contato diminui, então é necessário cada vez menos força pra acionar. Até que os pontos de contato estão tão próximos que so encostar já basta, ou então ao se apertar, o contato não abre mais por falta de pressão de retorno.
A gente percebe isso em casos que o botão envia comando direto ao programa, as vezes até sem apertar o botão. E isso vai acontecendo aos poucos, o controlador fica cada vez mais sensível ao se utilizar.
Isso é provocado pelo uso, ao apertar milhares de vezes um botão ele se desgasta, o que pode aumentar conforme a qualidade do componente que o fabricante utilizou.
Então, daí vc tem uma sensibilidade maior do hardware ao toque.
E se tratando de um problema de hardware por desgaste de componente, a substituição do componente irá resolver o problema.

Não faz sentido que isso seja provocado pelo software de DJ, pois o software não tem configuração para especificar com qual força vc precisa apertar o botão do controlador pra que o comando seja enviado.
Mas em alguns casos, para jogwheel ou botões rotativos "sem trava" (endless encoder), às vezes o programa tem especificações de sensibilidade para por exemplo, personalizar a resposta de scratch ao usar o jog.
Ou então, uma alteração de escala de um determinado deslizante ou botão rotativo pode ser interpretado como "sensibilidade". Por exemplo, se vc definir a escala de pitch em +100% e depois comparar com a resposta do deck ao definir a escala de pitch em +6%, perceberá que será necessário uma "quantidade maior de deslocamento do pitch" pra que haja uma maior variação de velocidade do deck. O pitch em +100% é mais sensível que em +6%

Caso seja outra coisa ou algum botão específico com sensibilidade, ou uma função específica ou um comportamento diferente que vc entende como "sensibilidade", favor informar. Explique melhor seu problema.
 

发表时间 Sun 26 Jun 22 @ 8:40 pm