快速登录:  

Forum: Portuguese Forum

话题: Volume das músicas
Olá pessoal. No afã de ter uma playlist diferenciada acabei utilizando músicas de diversas origens diferentes. Muitas são mais altas outras são mais baixas, todas ótimas para serem tocadas porém essa diferença no volume me incomoda e eu não acho interessante ficar manuseando o Ganho para mais ou para menos a cada música, isso prejudica a experiência de quem está curtindo o som. Como faço para ter todas as músicas com o mesmo volume de modo a ignorar o Ganho? Desde já agradeço a todas as dicas.
 

发表时间 Sun 23 Apr 23 @ 6:40 am
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Se você quiser ignorar o ganho, terá que passar todas as suas músicas por um software "normalizador de volume" como o MP3Gain. Só não posso te falar se funciona bem porque eu nunca usei nenhum.

Isso porque eu não ignoro o ganho, só deixo o VirtualDJ fazer isso por mim.
O VirtualDJ tem uma opção de ajuste de ganho automático. Com esta opção de autoGain ativa, todas as músicas tem o "pico de volume" estabelecido em 0dB, ou seja, independente de qual volume a música estiver, quando o VirtualDJ analisar a música, ele mesmo vai ajustar automaticamente um valor de ganho para que todas as músicas fiquem no nível parecido.
No seu caso, que já tem diversas músicas que podem ter sido previamente analisadas sem o autoGain, talvez a melhor opção seja em "auto" pois o programa vai ajustar o valor do ganho cada vez que você carregar a música no deck. A outra opção "auto+remember" não é tão boa pois ela irá gravar o valor de ganho no database do VirtualDJ pra não precisar analisar a música de novo... então se vc fizer alguma coisa fora do VirtualDJ, por exemplo editar a música, o ganho anteriormente memorizado pode deixar a música com volume mais alto ou baixo de acordo com a edição que você fizer.
Ainda, se vc decidir usar o mp3Gain ou outro software parecido, deixe esta opção de autoGain desabilitada porque independente do que vc fizer fora do VirtualDJ, ele vai fazer o ajuste interno e desfazer o trabalho que vc teve pra arrumar a música.
O VirtualDJ também tem um limitador de volume de saída que impede distorção e altos níveis de saída, que se não ajustadas corretamente podem levar o seu PA a queimar as entradas e distorcer o áudio nos alto-falantes.
Veja mais aqui no manual do VirtualDJ.

Fica a dica: autoGain é bom mas não é magico. Se vc tiver um a música que não tenha picos regulares de áudio (por exemplo, música clássica ou uma acapella que tem picos isolados e longe uns dos outros, ou que seja toda sem picos de volume) vai ocorrer diferença de volume pois este pico isolado ou vales contínuos serão usados pra ajustar toda a música.

Cabe informar também que nem somente de volume vive um bom ajuste de áudio. Se você tiver diferenças muito gritantes de equalização entre uma faixa e outra, pode parecer que a música que tiver uma equalização melhor irá soar mais alta e com melhor qualidade do que a que está com equalização ruim... só que isso não é volume e não existe automatismo pra corrigir equalização ruim. Até porque cada pessoa tem sensibilidade auditiva diferente da outra e o que pode parece bem equalizado pra mim, para outro pode ser um lixo total.
 

发表时间 Mon 24 Apr 23 @ 12:33 am
Obrigado pela dica. usei o MP3Gain e ele é extremamente eficiente e não estraga a música. Você pode usar na mesma música várias vezes, aumentando ou diminuindo o volume que não haverá dano. O problema que esse programa apresenta é a sua precisão um tanto grosseira. Você só consegue aumentar ou diminuir o volume da música um mínimo com variações de 0,8db. O que não ajuda quando a necessidade for menos que isso... E não tem jeito, se vc colocar um valor para aumentar ou para reduzir o volume que seja menor que 0,8db, (Somando ou reduzindo do valor de DB apresentado na música) não vai funcionar. Outro detalhe é que, se você configura para aumentar ou diminuir o volume em 0,8db ele sempre vai aumentar ou diminuir 1,5db ou seja o resultado final é mais grosseiro ainda. Não existe ajuste fino no MP3Gain. O Audacity já funciona melhor, se vc quiser experimentar:

Na barra de Menu clique em 'Efeitos'. Na cortina que vai aparecer clique em 'Volume e Compressão' e na cortina que aparecerá, a opção é 'amplificar' vai aparecer uma janela que é intuitiva e vc pode tanto amplificar quanto reduzir o volume. Até agora a menor unidade que eu reduzi foi a - 0,1db e ele realizou a tarefa sem problemas. Na hora de gravar a alteração, use o comando 'Exportar' e na cortina que aparecer use o formato de arquivo que lhe interessar, eu trabalho com mp3. aí é só substituir a música com o mesmo nome e está tudo certo.
 

发表时间 Fri 28 Apr 23 @ 3:40 am