快速登录:  

Forum: Portuguese Forum

话题: Time Code com Hercules Mk2 e Virtual DJ [RESOLVIDO]

由于该帖子已年深日久,可能包含陈旧过时或描述错误的信息。

Olá pessoal tudo bem ?

Gostaria de utilizar um toca disco para time code utilizando um controlador Hercules Mk2 com o Virtual DJ (não lembro a versão mas acho que é a 5.0)

Alguem poderia me dar umas dicas ? Qual toca discos comprar ? Preciso de uma controladora ?

Vou utilizar o meu laptop, um toca disco (ainda não comprei) e o Virtual DJ.

Obrigado e abraços
 

发表时间 Tue 11 May 10 @ 9:09 am
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
A Hercules MK2 é uma controladora, que tem placa de som própria com drivers ASIO, portanto você não precisa mais nada.
A versão LE que acompanha a MK2 não suporta controle por timecode. Você precisara de uma versão PRO para utilizar este recurso.
Você pode usar timecodes tanto com vinil quanto com CD. Qualquer aparelho profissional de CD ou toca discos pode ser usado.
Caso for optar por toca discos, evite modelos belt drive. O pitch, que controla a velocidade do motor, é obrigatório.
Existe uma infinidade de modelos e marcas no mercado, faça a opção com base no dinheiro que pode gastar. Se tiver muito, compre sempre top de linha, evite dor de cabeça.
O sinal timecode, se for usar CD pode fazr o download direto no website VirtualDJ. Para vinil, o mais indicado para VirtualDJ são os timecodes Serato V2.
No guia de referência rápida (AQUI) você pode obter procedimento para conectar os equipamentos.
 

发表时间 Tue 11 May 10 @ 11:05 am
Obrigado Speedy...

Vou adquirir a versão Pró então para habilitar o time code... pergunto aonde posso adquirir ? O meu Virtual DJ veio com o Hercules.

Outra coisa quero utilizar o vinil para time code utilizando somente um toca disco, poderia indicar um toca-disco com bom custo beneficio? Será somente para brincar aqui em casa no máximo uma festa entre amigos.

Obrigado mais uma vez.

Abraços
 

发表时间 Thu 13 May 10 @ 8:19 pm
 

发表时间 Thu 13 May 10 @ 8:55 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Sobre toca discos, vc pode escolher modelos Gemini, Numark e Stanton, acredito serem os mais em conta hoje em dia por volta de 500 a 800 reais, dependendo do modelo.
Porém, uma Technics SL1200MK2 usada também é uma opção, por se tratarem de aparelhos resistentes com vidá útil de 50 anos.
 

发表时间 Thu 13 May 10 @ 9:31 pm
Aonde eu posso comprar o vinil para o time code com o logo do Virtual DJ ?
 

发表时间 Fri 14 May 10 @ 9:24 am
Por que evitar modelo Belt Drive de Pick Up? O que isso significa ? Estive pesquisando os preços e os mais em conta tem esta característica. Pergunto mesmo eu não sendo um DJ profissional não posso utilizar um com belt drive ?
 

发表时间 Fri 14 May 10 @ 9:38 am
 

发表时间 Fri 14 May 10 @ 9:41 am
Diferenca entre Belt Drive e Direct Drive... essa eu tambem não sabia


Belt Drive

Tração por correia - Método de transmissão do movimento em toca-discos, por meio de uma correia entre motor e prato. Seu uso data do inicio da era do disco: o primeiro reprodutor de discos, criado por Emile Berliner, já fazia uso desse recurso. Mas só em meados dos anos 50, com o advento da alta-fidelidade (HiFi), os toca-discos belt-drive começaram a se tornar mais populares.

O rumble (ruído mecânico do motor) é drasticamente reduzido pela elasticidade da correia, que amortece as vibrações (desde que o motor esteja devidamente isolado da base), chegando a níveis perfeitamente aceitáveis para os padrões de alta-fidelidade. Por outro lado, o torque é baixo, e o prato pode levar uma volta inteira para atingir a rotação de trabalho (33 1/3 RPM). Mecanismos automáticos não podem ser muito complexos pelo mesmo motivo.

Hoje em dia, os melhores e mais caros toca-discos hifi são tracionados por correia, com grandes motores e pratos pesados.

Os primeiros aparelhos belt-drive hifi usavam motores AC sincronos, isto é, sincronizados com a frequencia da rede elétrica (50 ou 60Hz). São motores estáveis e de bom desempenho, mas não se pode variar de rotação com facilidade. Ainda se fabricam toca-discos com esses motores, mas são mais comuns os motores DC, às vezes por medida de economia do fabricante, por seu menor custo.

Estes motores DC podem ou não ser assistidos por servos: Aparelhos de baixo custo não usam nehum tipo de controle, e sofrem de deriva de rotação. Outros possuem DC servos (semelhantes aos vistos em tape-decks cassete), e os melhores belt-drive tem FG (frequency generator) servos, que comparam a rotação do motor com uma frequencia estável gerada por um oscilador de referência interno.

Direct Drive

Tração direta - Sistema de transmissão do movimento nos toca-discos, onde o eixo do motor é ligado diretamente ao eixo do prato, sendo muitas vezes, uma só peça. O ruido do motor (rumble) é quase inaudível, uma vez que a velocidade do motor é baixa (a mesma do prato) e não há peças intermediárias. O torque é alto e é facil controlar a rotação do sistema motor/prato, o que faz o direct-drive ideal para aplicações profissionais.

Os motores utilizados nos toca-discos de tração direta são comumente controlados por servos, que podem ser mais simples os mais complexos, a depender do nivel de qualidade de preço esperados. Os mais baratos usam sistemas onde um sensor magnético lê a rotação do prato e compara com um oscilador interno, fazendo as correções necessárias. O sistema funciona melhor em baixa rotação (33 1/3) e pratos pesados. Os aparelhos profissionais são controlados por um FG servo, que monitora continuamente a rotação do sistema motor/prato, comparando-a com uma frequencia gerada por um oscilador a cristal de quartzo. São sistemas extremamente precisos, mas relativamente complexos e caros.
 

发表时间 Fri 14 May 10 @ 9:51 am
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Um acréscimo à explicação dada pelo Blue, que está correta.
Na prática, os toca-discos belt drive tem mais probabilidade de apresentar problemas quando manipulados pelo DJ.
A necessidade de reduzir manualmente o movimento rotativo do prato (movimentos de CUE, bending ou scratch) pode trazer com consequencia o desacoplamento entre o motor e o prato, que é feito por uma correia. Esta fragilidade não é encontrada em direct drives, pois ao menos nos modelos Technics que são referência mundial para DJs, o prato é o próprio eixo do motor.
Outra característica negativa dos belt drives são seu peso, tratam-se de equipamentos mais leves e consequentemente mais sujeitos a vibração. Ao instalá-los próximos de alto-falantes, os toca discos vibram com as ondas sonoras, e esta vibração é captada pela cápsula e induz à microfonia, num fenomeno muito parecido com o que ocorrem em microfones. Um toca discos Technics tem quase 15 kg e um sistema de amortecimento por molas em cada pé, o que impede a ocorrência deste fenômeno.
Ressalto que há possibilidade que tenham ocorrido avanços na fabricação deste tipo de equipamento, porém as experiências que tive com toca-discos belt drive me impedem de recomendar equipamentos com este tipo de tração.
 

发表时间 Sat 15 May 10 @ 6:57 am
Pessoal obrigado pelas dicas.

Fiz a seguinte configuração:

1 toca discos da Stanton (T.52)
Virtual DJ Pro
Vinyl Serato
Laptop
Controladora Hercules

Estou conseguindo utilizar o time code. Seguindo o tutorial de instalação. Não é muito fácil, acho que somente para usuários com bons conhecimentos de hardware e software.

Agora uma questão como eu posso comutar o toca discos para os 2 decks ?

Quando estou utilizando o timecode o outro deck mesmo utilizando o crossafader da controladora nao toca a musica.

Eu gostaria de utilizar o toca discos comutando ou seja quando o outro deck estiver tocando eu poder mixar com o toca disco o outro deck.

Vocês sabem me dizer ? Deve ser alguma configuração no Virtual DJ correto ?
 

发表时间 Sun 16 May 10 @ 6:53 am
Eu pergunto e respondo...rs

No Virtual Dj para você comutar a pick up é só seledionar o canal 1 ou 2 seja clicando no programa ou atraves do chaveamento de canal no Hercules Mk2.

é facil só nao pode confundir na hora de dar o som pois se selecionar o canal do timecode vinyl e não estiver tocando nada na pick up ficará sem som, meio obvio mas como por exemplo fico fazendo scratch e outras coisas tem que ter atenção.

Abraços
 

发表时间 Sun 16 May 10 @ 10:41 am
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Ok, e seja bem vindo à família de usuários PRO VirtualDJ!
O programa é hoje um dos mais versáteis, abrange quase todos os controladores disponíveis no mercado e pode ser usado com diversas interfaces para timecode, entre outros exemplos de sua maleabilidade.
Espero que seja conosco um grande entusiasta deste programa.
Abraços.
 

发表时间 Sun 16 May 10 @ 1:37 pm
Obrigado Speedy

Logo mais vou tirar fotos da minha aparelhagem e postar para vocês verem.

Claro que sou DJ doméstico então não esperem muita coisa.

Abraços
 

发表时间 Mon 17 May 10 @ 1:44 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Será ótimo ver fotos do seu equipamento. Não esquente a cabeça, todos são bem vindos, pois isto também mostra que o programa é feito para todos, desde o profissional até o DJ doméstico, como você e eu.
Esperaremos ansiosamente, lembrando que vc pode inserir suas fotos neste tópico (clique aqui), dedicado a este tema.
 

发表时间 Mon 17 May 10 @ 11:03 pm
Alguem pode me dar uma dica de como preparar a pick-up para fazer scratch ? Acho que preciso ajustar o peso e altura e do shell correto ? Da forma que está o som so scratch nao está legal no timecode... alguém pode me dar umas dicas ?
Obrigado
 

发表时间 Thu 20 May 10 @ 6:54 am
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Lembre-se que o som que é gerado pelo sistema timecode NÃO é originário das turntables, pois não é captado pela agulha. Você não está usando um vinil real.
Por consequencia, ajustes de peso e altura de shell são ineficazes em modo timecode, exceto a qualidade do sinal timecode esteja ruim (isso é observado durante o timecode config) OU o DJ tenha mão pesada e ocorram muitos "pulos" durante o scratch.
O som do scratch é uma simulação feita pelo programa, ou seja, problemas com a qualidade do som devem ser tratados no programa ou no gerenciador da interface ASIO.
Recomendo que você trabalhe com a menor latência possível, sempre ajustada pelo gerenciador da interface ASIO.
E em config> desempenho, definir a latência em AUTO e os ajustes de otimização para scratch.
Verifique também se uma mudança no modo (smart/relative/absolute) trará algum resultado.

Porém, caso você sinta necessidade de ajustar o peso e altura da agulha/cápsula, anti-skip, etc., procure por instruções no site do fabricante da agulha/cápsula, pois para cada modelo a necessidade é diferente.
Para um deslizamento melhor do vinil, utilize slipmats. Eu tenho por hábito colocar uma folha de papel manteiga sob o slipmat e regularmente passar silicone na superfície de contatro do prato com o slipmat.
 

发表时间 Thu 20 May 10 @ 8:29 am
Speedy,

Desculpe a ignorância mas o que seria slipmats ?

eu utilizo uma flanela nacional... vi que tem as importadas também mas são caras, a nacional em média R$ 10 e as importadas R$ 70.
 

发表时间 Tue 25 May 10 @ 4:42 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Slipmat é o nome gringo para aquilo que conhecemos como flanela ou feltro.
Trata-se do pedaço circular de tecido que fica entre o prato e o vinil.
 

发表时间 Tue 25 May 10 @ 7:08 pm


(陈旧帖子或论坛版块会自动关闭)